Oratória para líderes e gestores, por que ela é tão importante?

Como nós sempre afirmamos, falar bem é um direito de todos. Porém, há algumas profissões e cargos que exigem do profissional uma boa oratória, e aqui incluímos os líderes e gestores. Para saber por que ela é tão importante para esses profissionais, leia este artigo.

Por que líderes e gestores precisam ter uma boa oratória

Já começamos a explanação respondendo a pergunta do título! Afinal, por que posições de gestão e liderança devem saber se expressar muito bem?

Porque são pessoas que ocupam cargos de chefia, sendo assim, precisam expor suas ideias aos seus colaboradores, para que sejam bem compreendidas por eles. As chefias também devem falar bem para delegar tarefas de forma clara e porque precisam discursar em reuniões e palestras.

Se essas pessoas não tiverem uma boa dicção, se não souberem se expressar claramente, não vão conseguir se manter em uma carreira bem sucedida, porque posições de liderança devem passar tarefas e comunicações de forma segura e com persuasão.

As características de um bom orador

Segurança e persuasão são características de um bom orador, mas tem mais. Geralmente observam-se essas características em líderes e gestores:

–  servem de inspiração a outras pessoas;

– são convincentes;

– fecham bons negócios para suas empresas;

– conduzem reuniões de forma eficiente;

– sabem lidar bem com os funcionários.

Quanto melhor for a oratória de um líder, mais altas são as chances de suas delegações serem atendidas, de suas solicitações serem cumpridas. Isso porque as tarefas foram repassadas de  forma clara e objetiva, e as pessoas saberão exatamente o que fazer, e como fazer. É claro que dúvidas podem surgir, mas um bom orador irá esclarecê-las prontamente.

Pelo contrário, quem não sabe fazer esse repasse de ideias, de tarefas, não consegue o cumprimento da atividade, porque não houve entendimento. O pedido pode ser atendido, mas talvez não seja realizado conforme a sua expectativa, porque dúvidas foram geradas e não esclarecidas.

E mais: um mau orador não repassa credibilidade, não impõe liderança. Como as pessoas vão respeitar um líder se ele não impõe respeito com suas expressões oral e corporal?

Respeito não é sinônimo de medo

Falando em respeito, tenha em mente que ter respeito é muito diferente do que ter medo de um líder. Aliás, quando uma pessoa impõe medo em seus funcionários, ela não é um líder, apenas um chefe. Pelo contrário, o líder inspira, motiva, faz com que as pessoas queiram naturalmente seguir as suas instruções.

Portanto, um bom orador impõe respeito em seus colaboradores. Um bom gestor sabe que pode contar com seus funcionários, porque seus comandos convencem, motivam e fazem com que as pessoas cumpram as suas atividades com excelência. Dá prazer trabalhar com um bom líder.

A oratória é essencial para líderes e gestores

Se você é líder ou gestor e ficou preocupado com o que leu em nosso artigo, porque se identificou como alguém que não tem uma boa oratória, não se preocupe. O primeiro passo é querer mudar, e nós temos a solução para você corrigir a sua trajetória.

Você já conhece a nossa mentoria individual exclusiva? Como você é gestor ou líder e provavelmente tem pouco tempo em sua rotina para incluir um curso de oratória tradicional, nós sugerimos a mentoria. Nela você vai tratar das suas demandas específicas de trabalho, vai resolver os seus problemas de oratória que estão impedindo você de ser um bom profissional.

E o melhor: nos horários que cabem na sua rotina, com um tratamento de príncipe ou princesa. Quer saber mais sobre a mentoria do método Falar Melhor? Entre em contato agora!

O Professor

Rodrigo Moreira é graduado em Fonoaudiologia desde 1996 e especialista em Audiologia. Seu trabalho é treinar pessoas, corrigindo e aperfeiçoando a comunicação interpessoal.

Entre em contato com a gente!

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Falar Melhor © 2022 – Todos os diretos reservados

Formulário E-book